MReL

Este espaço destina-se à exploração dos temas abordados na unidade curricular Materiais e Recursos para ELearning

Bibliografia Anotada
Colocado em: 30-11-2013


Bibliografia Anotada - Atividade
Colocado em: 13-12-2013


1. Referência
Santana, B., Rossini,C. & Pretto, N. (Ed.) (2012), Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. São Paulo: Edufba e Casa da Cultura Digital via Maracá Educação e Tecnologias.In http://www.livrorea.net.br/livro/home.html
Descrição:
Trata-se de um livro, que por si só já é um REA e que aborda, de uma forma cativante e muito atual, o panorama dos recursos educacionais abertos e a sua utilização (com foco no Brasil). Este documento é um acumulado de reflexões teóricas, experiências, depoimentos e também de entrevistas nos quais se visualiza o papel e a implementação dos REAs, tanto segundo uma perspetiva política quer educacional. Podem-se destacar as dificuldades inerentes à utilização dos REAs no novo paradigma da educação intrinsecamente relacionado com a era da cibercultura, quer relativamente ao ambiente virtual, passando pela problemática da autoria e da própria natureza dinâmica da educação, bem como do conceito de educação aberta.

Avaliação contextualizada:
Trata-se de uma complicação de onze artigos relevantes e cinco entrevistas onde se tem a oportunidade de construir a nossa própria visão sobre os REAS, por onde se vai tomando consciência dos desafios inerentes à utilização dos REAs bem como à sua implementação e à necessidade de criar politicas públicas que permitam que a interligação entre, a educação, a cultura, o desenvolvimento cientifico, industrial e tecnológico seja uma realidade.
O ponto comum entre os textos acaba por ser o papel referente, à maximização de conteúdos, ao fluxo crescente de informação, assim como a diversificação de dispositivos e ferramentas existentes no mundo digital, enquanto potenciais catalisadores de uma mudança qualitativa da educação.
Outro ponto de destaque é a abordagem do papel do professor neste novo registo do que será a educação e a importância da restruturação e sensibilização na necessidade de formação de e para professores de forma a irem de encontro a esta nova realidade educativa e que possam ter um papel ativo assumindo o papel de autores em rede.


2. Referência
Peña.M, Meister.I, Ambrogi.I, Ranieri.P, Nepunuceno.M& Santos.B (2013) Recursos Educacionais Abertos: nova cultura de produção e socialização de saberes no ciberespaço. In Okada, A. (Ed.). Recursos Educacionais Abertos &Redes Sociais (pp. 194-206). São Luís: UEMA. In http://oer.kmi.open.ac.uk/wp-content/uploads/cap04_edutechi.pdf

Descrição:
O capítulo foi elaborado pelo grupo Edutechi de uma forma colaborativa e busca analisar o conceito dos REAs na Sociedade em Rede (Castells, 2006). O documento foca os direitos autorais, a desterritorialização espaço-temporal, as formas de comunicação e distribuição de conteúdos no ciberespaço e a democratização dos saberes na educação e fomentando a importância da coaprendizagem.

Avaliação contextualizada:
Este capítulo abarca vários subcapítulos dos quais destaco o terceiro e o quarto pois abordam a história e conceito de REAs, as licenças criadas para produções digitais e dão exemplos de REAs com papel determinante na educação (com foco na educação brasileira) assim como a infografia enquanto REA, o que para mim é um dos pontos mais interessantes do capítulo pois nunca me tinha debruçado sobre este tema.
Ao longo do capítulo podemos obter uma contextualização sobre a utilização e finalidade dos REAs, em particular ao papel de infografia enquanto recurso educacional tanto na esfera da educação como no jornalismo, em que fica visível como os REAs estão presentes e são relevantes para a sociedade contemporânea onde a cultura, a educação e o trabalho se mesclam e acabam por se tornar dissociáveis.

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